sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Matéria com Sebastien Lefebvre para o site Press +1

Na metade do mês de dezembro, foi publicada uma matéria no site Press +1 com o guitarrista Sebastien Lefebvre. Nessa matéria, Sebastien fala da Simple Plan Foundation, do Brasil, de seu EP, da internet e dos jovens de hoje em dia. Confira a matéria traduzida abaixo:

Sebastien Lefebvre do Simple Plan dá retorno aos jovens

Você tem que gostar do jeito multi-taréfico de ser de Sebastien Lefebvre; quando não está tocando guitarra para a antiga banda canadense Simple Plan, Lefebvre também pode ser encontrado lançando seu primeiro EP solo “You Are Here/Vous Etes Ici”, gravando para seu podcast “Man of the Hour” ou possivelmente numa escola local falando sobre auto-estima e bullying para o No Health Without Mental Health Symposium.
Não é nenhuma surpresa que Sebastien tenha usado sua fama para influenciar os jovens para perspectivas positivas quando sua mãe é uma psicóloga infantil e assistente social. O Simple Plan também está altamente envolvido com a Simple Plan Foundation que doou 170 mil dólares de volta a organizações de caridade, construiu duas escolas no Congo e inúmeras outras instituições de caridade. Os fãs do Simple Plan também são contribuintes para a causa, fazendo campanhas de arrecadações de fundos para a banda e as causas em que eles acreditam.
“Eu gosto de ajudar sempre que eu posso,” disse Lefebvre com seu inglês que é levemente misturado com a doçura de seu sotaque francês, “Nós também gostamos de promover a música como forma para trabalhar nos seus problemas na Simple Plan Foundation. Nada mais do que reações positivas estão vindo disso. Nós tentamos ser socialmente conscientes e pensamos em como nossa fundação pode ajudar no Canadá e no mundo.Falando em fama internacional, o Simple Plan não é apenas uma banda canadense, eles têm fãs por todo o mundo e a última vez que nós entrevistamos a banda, recebemos muitas respostas positivas de fãs brasileiros. “O Brasil é um daqueles lugares onde nossos fãs são muito intensos e verdadeiros em relação ao amor deles pela gente. É maravilhoso,” disse Lefebvre.
Quer se trate de brasileiros, canadenses ou quaisquer outros fãs pelo mundo, eles devem estar animados com a perspectiva do novo EP de Lefebvre, como ele descreve a coleção como um lugar onde as mais introspectivas músicas do Simple Plan acabam. “Ás vezes você vê uma música crescendo dentro de uma grande música de rock e elas usualmente acabam num disco do Simple Plan e ás vezes você escreve uma música e ela vai parar numa coleção completamente diferente. Depois de pouco tempo eu tive um monte dessas músicas, e então eu decidi regrava-las e colocá-las num EP apenas por diversão.” Pego pela mesma gravadora do Simple Plan, a Warner deu seu total apoio ao projeto solo de Lefebvre o qual é compilado de decadentes músicas poéticas do coração. Cantado em inglês e francês o álbum poderia atrair um forte público de ‘amantes abandonados’ e de fãs que podem baixar essas músicas em seus iPods e caminharem em volta de uma bolha de reflexões edificantes. Uma prévia do EP pode ser encontrada no myspace de Seb.
De fato, Lefebvre tem usado a internet para realmente se conectar com seus fãs “Eu gosto de ser muito presente online, que é onde você realmente conhece os fãs, os mantêm informados com notícias e o meio realmente me ajudou a espalhar a notícia de meus projetos e ajuda muitos artistas a surgirem rapidamente. Quando você conhece seus fãs nos shows agora você já tem uma conexão construída com eles e é legal conhecer alguém pessoalmente quando você somente o conhecia online.” Lefebvre tem também gravado um podcast como um meio alternativo de músicas e de discutir seus pensamentos. Chamado “Man Of The Hour”, o podcast é um esforço conjunto com o videografista Patrick Langlois, e está na sexta temporada. Eles não têm feito algum podcast por alguns meses, mas Lefebvre está comprometido a fazer um novo episódio acabando os feriados.
Vendo a ligação que o Simple Plan tem com sua comunidade de fãs, e o compromisso de respondê-los, mostra o verdadeiro talento desses artistas e sua banda. Lefebvre reflete, “É primordial que os pais tenham uma boa ligação com seus filhos. Vamos ouvir falar sobre crianças que mostraram aos seus pais letras ou músicas nossas como ‘Perfect’ e ‘Welcome to my Life’ e que os ajudaram a abrir um diálogo. Você acha que os adolescentes não querem ser amigos de seus pais, mas eles querem e de qualquer maneira que possa ser cultivada e benéfica para todos.”
Ele disse “os jovens de hoje em dia são mais criativos do que quando eu cresci, muitos dos jovens estão se envolvendo de forma criativa, seja criando websites, formando bandas, ou com fotografia ou artes gráficas, eles estão realmente usando esses meios agora.”
É fácil de ver que Sebastien Lefebvre é um fã de si mesmo, de música, de comunidades, de criatividade, de conversas e de seus próprios fãs.

Se preferir ler a matéria em inglês clique aqui.

Por Blue.

Nenhum comentário: