sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nova entrevista do Seb+Evento com crianças





Você veio a Toronto hoje para um evento de conscientização com crianças, certo?
Certo!

Para quais séries você falou?
Para falar a verdade, eu não me lembro! (Risos) Mas haviam várias crianças do colegial, acho que vários professores e diversos palestrantes. Eu subi ao palco para falar um pouco sobre a Simple Plan Foundation e sobre como nós auxiliamos os jovens. Em particular nesse dia, foi sobre saúde mental.

Sua Fundação tem trabalhado com várias outras organizações, certo?
Sim, nós já trabalhamos com a Make a Wish Foundation e diversos hospitais, diversos centros de adolescentes… São todos relacionados a jovens. Então podem ser problemas socials, doença ou depressão. Nós tentamos levar a música a eles como alternativa. Ao invés de entrar em confusão, vá tocar algum instrumento. Foque sua energia em algo que você ame.

Foi por essa razão que vocês decidiram montar uma Fundação?
A Fundação começou - também - porque após os shows nós sempre conversamos com a platéia e com a galera em volta do ônibus, ou com uns jovens que chegavam em nós e diziam "Sabe, sou muito mais próxima a meu pai graças a música Perfect" ou "Eu sinto que Welcome To My Life descreve o que estou passando. Sinto que essa música é sobre mim". Nós começamos a receber cartas e e-mails sobre como era difícil para essas pessoas terem que descobrir quem eram seus amigos verdadeiros e coisas assim. Nós só queríamos dar um passo a frente e tentar algo bem concreto. Com sorte, na posição que estamos, tivemos vários amigos generosos ao nosso redor, então começamos a arrecadar dinheiro. Em 2008, nós fizemos uma campanha grande e doamos $100 000 para 17 organizações diferentes de Quebéc, Canadá e de outras partes do mundo. Depois nós fizemos uma segunda campanha e doamos em torno de $170 000. Então tudo está dando certo e muitas pessoas são beneficiadas com isso.

Como você se sente quando os fãs escrevem para você dizendo que sua música mudou a vida deles e os ajudou?
Bom, quando eles dizem isso, é extremamente gratificante pois eu lembro de quando eu era adolescente, e todas as músicas que eu amava ouvir provavelmente me ajudaram e me fizeram mudar também. Então é especial para mim ver as coisas por esse lado, de ser a "mudança" ao invés do "mudado". (Risos) Mas é um sentimento bom saber que você pode fazer a diferença.

Você tocou algumas músicas de seu EP na apresentação de hoje...
Sim, sim!

Qual foi a resposta? Eles gostaram?
Sim, foi engraçado porque eu apareci do nada e eles falaram "Ok, nós temos o Sebastien aqui... Ele é um dos membros do Simple Plan" e todo mundo ficou tipo "Sério? Eu não reconheci ele!" Foi por uma boa causa, então é fácil participar.

Você tocou seu primeiro single, I Fall For You?
Não, na verdade o violão que eu uso em I Fall For You é um violão diferente, e está quebrado (risos).

Acho que essa é outra história, certo? (Risos)
Sim, exatamente. Então eu toquei Comatose e Good Night. Foi só por diversão mesmo - só para mostrar que se você faz algo que você ama, você está no caminho certo.

Para esse EP você decidiu se juntar a uma gravadora indie porque você disse que é como trabalhar em família. Isso é verdade?
Não foi uma escolha difícil. É a Coalition (Records Inc.) que gerencia o Simple Plan, então tem bastante pessoas que eu já conheço. São pessoas que eu conheço desde o início. Eu continuo trabalhando com a Warner nos projetos. Então, novamente, todo mundo sabe de onde surgiu esse projeto, e tentar criar uma grande dimensão, poderia ter dado errado. Isso é algo que eu queria fazer paralelamente. Eu não quero conquistar o mundo, não quero sair divulgando por aí. É só por diversão.

Por trás da música, há uma mensagem? Alguns álbuns contam uma história, então estou me perguntando se talvez o seu está tentando passar algo também...
Acho que todas as músicas contam uma história. Não sei se há uma mensagem por trás. Se você conseguir se relacionar com algumas letras, ótimo. Creio que as coisas que escrevo são provalvemente o que as pessoas enfrentam.

Quando você está compondo uma música, há algo em particular que te inspira ou você escreve?
É extremamente estranho. Eu pego um violão e começo a cantarolar uma melodia ("hums") e normalmente uma frase surge na sua cabeça. É normalmente a frase que será grudenta, e normalmente são músicas sobre um momento específico.

Quanto tempo você levou para finalizar o EP?
Bom, algumas das músicas são de três anos atrás. Outras estão prontas há bastante tempo, mas com muitas transformações. Outras ainda são bem mais recentes. Acho que eu demorei um mês, bom, nem tanto, talvez algumas semanas para gravá-las no meu estúdio em casa. Foi isso. Eu sou muito focado e adoro trabalhar, e quando eu estou no meu cantinho, eu me diverto bastante. Sou meio nerd nesse sentido.

Você gravou no estúdio que você tem em casa onde você também comanda um programa de rádio, ou devo dizer um "Podcast"?
Sou eu e o Patrick (Langlois). Ele estava sempre em turnê conosco, e agora ele trabalha na Music Bliss em Montreal. Nós temos um amigo que tem uma estação de rádio online e chegou para nós um dia e disse "Façam um programa, só uma vez". E as pessoas começaram a gostar disso. Nós fizemos por aproximadamente três anos, com o nome de Man of The Hour. Nós conversamos sobre qualquer coisa, sobre músicas, sobre bandas que gostamos. É a coisa mais fácil de se fazer do mundo e é muito engraçado.

Vocês conseguiram uns 500 000 ouvintes?
Nós temos aproximadamente 500 000 inscritos...

Que loucura.
E 15 milhões de downloads até agora.

O clipe de I Fall For You é bem interessante. De onde surgiu a ideia?
(Risos) Foi do Chuck (baterista do Simple Plan). Ele disse tipo "O que você acha de ter um clipe onde todos estivessem se beijando?" Eu disse que parecia legal. Visualmente, eu achei que fosse ficar muito legal e nós nos divertimos muito fazendo. Tudo estava em câmera lenta e todos adoraram estar no clipe. Eles estavam beijando estranhos o tempo todo. Nos divertimos bastante.

Você já pensou em se juntar a uma rádio?
Sim, mas depende da nossa agenda. Então nunca vai dar certo. Estar na estrada e ter um programa de rádio é tipo "Ok, vou tirar dois anos de folga, e você pode me contratar de novo quando eu voltar". O Man of The Hour é feito quando nós temos meia hora livre, nós sentamos e começamos a falar.

Então quando você não está trabalhando - sei que você está sempre compondo e tocando - mas quando você não está fazendo nada disso, o que você faz?
Eu gosto bastante de video game, e gosto muito de sair com meus amigos. Isso é algo que não dá para fazer muito, devido às viagens. Então eu tento aproveitar isso ao máximo, e visitar minha família. Também vou a muitos shows... Amanhã vou ver a Lights. Nunca fui a um show dela - sou um grande fã. Será legal. Ela é meio nerd como eu. Nós nos conhecemos no Juno. Ela é muito legal e bonita.

Você acha que você mudou bastante desde a criação de seu EP, como pessoa e/ou como músico?
Hum, não tenho certeza. Acho que toda experiência te ajuda a crescer, e claro que eu amadureci, e acho que o próximo CD será melhor que esse. Como banda, o próximo álbum do Simple Plan será melhor que o anterior. Acho que sempre há uma evolução, e é óbvio que quanto mais você faz, você fica melhor nisso.

Tradução: SPBrazil

- Por Paty.

Nenhum comentário: