sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Entrevista do Seb pra Fazer Magazine

Como alguns ficaram sabendo através do Twitter, o Seb foi semana passada para Toronto, onde realizou diversas entrevistas. Na entrevista o foco não é apenas seu projeto solo, também é falado sobre hóckey e sua banda. Confiram a tradução para a revista Fazer Magazine abaixo:

Talvez seja uma surpresa ouvir falar sobre o projeto paralelo de Sebastien Lefebvre. Guitarrista e backing vocal de uma banda chamada Simple Plan, Lefebvre trouxe algo completamente diferente e inesperado com seu EP de estréia, You Are Here / Vous Êtes Ici. Conhecido pelas batidas fortes, ele se lança com músicas acúscticas cativantes, melhor descritas como uma mistura de violão, pontos chaves calmos e sua voz tranquilizante.
Durante a pausa do Simple Plan (atualmente eles estão compondo para seu quarto álbum de inéditas), o Lefebvre está dedicando um tempinho para trabalhar em seu projeto paralelo. Sexta-feira passada na CBC, em Toronto, o jornalista da Fazer Mark Millard teve a chance de conversar com ele sobre esse estilo "faça-por-conta-própria" de seu projeto, a comunidade online, Simple Plan, claro, e um pouco sobre hóckey.

Ouvindo a primeira faixa do EP, Décoller, eu penso comigo mesmo: "Esse é mesmo o Seb do Simple Plan?" É totalmente diferente. Eu concluí que você está tentando fazer algo totalmente diferente do que as pessoas esperam ao ouvir falar em Simple Plan. Quais são seus objetivos com esse projeto?
Sim, acho que seria meio estranho ter um projeto paralelo que fosse exatamente igual ao trabalho que você já vem fazendo, sabe? Eu adoro escrever e gravar no estúdio que tenho em casa, é isso que faço nos meus dias livres, fico trabalhando no estúdio. Eu adoro. Essas músicas são aquelas que talvez soassem como músicas de rock, talvez não. São músicas que eu achei que fossem boas mesmo assim, apesar de não parecer nada com a banda. Então decidi gravá-las, numa vibe acústica, com alguns arranjos e pronto: aí está o EP.

Obviamente é um projeto "faça-por-conta-própria", certo?
Com certeza.

E você o lançou por uma gravadora independe, está no Twitter, MySpace, coisas que você mesmo administra. Foi importante para você ter liberdade criativa para fazer algo desse porte?
Claro, ainda mais se você olhar mais a fundo. Não é que eu queria sair em turnê e divulgar meu álbum pelo mundo todo, sabe? Eu tenho o Simple Plan para fazer isso e nós nos divertimos muito juntos. Eu fiz esse álbum apenas porque eu adoro mesmo escrever e queria lançar alguma coisa e fazer alguns shows para os fãs da daqui, mas é apenas isso.

Shows pequenos?
Sim, com certeza, é um projeto pequeno.

O que significa para você estar em casa e fazendo shows pequenos enquanto o Simple Plan tem, claro, ingressos esgotados ao redor do mundo inteiro? Você sente falta das apresentações pequenas, isso é algo que você está feliz por voltar a fazer?
Sim, os shows menores parecem mais com uma festa, sabe? Quero dizer, não há comparação com a energia de uma platéia quando você está tocando para milhares de pessoas. Isso é uma coisa que eu sempre vou curtir, algo que, por alguma razão, eu sempre vou precisar, é quase um vício. Mas essas apresentações pequenas são mais ou menos tomar uns drinks com amigos, subir no palco, tocar algumas músicas e se divertir, sabe? É pura diversão, então não vai parecer trabalho.

Como é estar sozinho no palco, de uma hora para outra?
É estranho, por isso que eu tenho um amigo comigo no palco tocando percursão e ele fica muito próximo a mim, tocando, batendo no tamborim, só para eu não ficar sozinho no palco, sabe? Mas eu continuo escondido por trás do violão, então tem isso também.

Então não é o Seb dos Vlogs ou nada do tipo?
(Risos) Não, não, eu chamei alguém para fazer esse papel.

O Pat te ajuda com esse projeto?
Na verdade não, o Pat tem muito trabalho no MusiquePlus agora, mas ele irá filmar algumas das apresentações.

Você começou a compor para esse projeto há muito tempo. Como a música mudou desde o crescimento do Simple Plan? Sua música também mudou?
Sim, com certeza. Durante algum tempo eu escrevia músicas bastante pesadas, então ainda há algumas no meu hard drive em casa, e também escrevi outras bem emotivas, sombrias, então eu ainda tenho algumas. Mas para mim, o único estilo de música que eu sempre gosto de ouvir, que sempre vou gostar de tocar são aquelas com apenas um cara e seu violão, como o Johnny Cash ou Jack Johnson, e esses artistas são pessoas que eu admiro, que eu olho e gosto de verdade do que eles estão fazendo, foi por isso que eu escolhi essa direção quando chegou o momento de lançar meu EP.

Por outro lado, o que você pode trazer para o Simple Plan agora que você tem um projeto próprio?
Hmm… Interessante. Acho que vamos acabar descobrindo isso quando entrarmos em estúdio, sabe? Agora todos estão em casa compondo, compondo, se preparando para o próximo disco. Então assim que todos nós nos encontrarmos e trabalharmos juntos, acho que terei várias outras ideias.

O que o Simple Plan anda fazendo? Claro, se preparando para o novo álbum, e…
É basicamente isso, desde o fim da turnê; na verdade nós encerramos a turnê para valer há mais ou menos um ano atrás. Fizemos algumas apresentações durante o verão, mas já haváamos comeaçado a escrever no inverno e no verão, então o processo de composição começou a mais ou menos seis meses atrás e está tudo dando certo. Devemos entrar em estúdio no começo do próximo ano para um possível lançamento no verão.

Você pode nos falar um pouco sobre as músicas, como está ficando ou algo assim?
Sim! Está bem divertido, para falar a verdade. Há muita energia, continua parecendo muito com o Simple Plan, mas há um crescimento em relação ao último álbum, que é algo que não dá para escapar mesmo. A cada disco que você faz e, sendo músicos, você quer evoluir como banda, então não foi um 180º. Mas acho que com o terceiro CD e todas as portas que foram abertas, nós tinhamos a liberdade de fazer qualquer coisa, sabe? E é isso o que estamos fazendo com esse novo disco e está muito divertido.

Como o processo de composição se alterou de álbum para álbum? Você acha que há muitas mudanças, ou você acha que é só chegar e o sentimento é o mesmo?
Na verdade, o sentimento é o mesmo, sabe? Cada um vai pelo seu caminho, tenta compor. O Pierre e o Chuck são os que mais escrevem, eles gostam de fazer isso juntos, eu já prefiro compor sozinho. Nós enviamos demos entre nós e coisas assim, então é tipo "Gostei disso aqui, vou juntar nessa música" ou"talvez isso deveria estar naquela outra música". Quando estamos todos no estúdio, arrumamos tudo e pronto, começamos a gravar.

Falando no Chuck, ele dirigiu seu clipe.
Sim, foi ele sim.

Qual foi a ideia dele?
Na verdade ele é o responsável por todos os clipes do Simple Plan, ele é sempre uma sombra do diretor em todos os clipes, sugerindo coisas a todo momento. Ele fica junto ao diretor. Então, eu quis dar a ele a chance de ser um diretor pra valer nesse clipe. Ele ficou muito feliz, e pensou em todos estarem se beijando e foi meio que "wow, visualmente falando isso pode ficar muito intenso"(risos). A gravação aconteceu em Toronto durante doze horas em um único dia e ficou muito legal, eu fiquei muito contente.

Os outros caras da banda também te auxiliam nesse projeto, ou você faz tudo sozinho?
Não, não, eu fiz tudo por conta própria graças ao meu lado nerd, eu quis tentar de tudo, e ficar sozinho no meu estúdo fazendo isso. Mas para o clipe, eu nunca gostei muito dessa parte, então foi por isso que eu liguei e para o Chuck e disse "Hey, me ajude a fazer isso" e tudo deu muito certo.

Isso é muito legal. Vocês com certeza tem um tempo livre aqui em Montreal, como é estar em casa?
É bom, eu posso ver meus amigos e minha família regularmente, então é bom. Mas também estou ansioso para entrar em turnê novamente, sabe? Faz tempo que nós não pegamos a estrada, não visitamos países diferentes, quase um ano agora, então...

Será bom voltar a fazer isso.
Sim.

Vocês gravaram a música Hockey Night in Canada para o TSN. Você é um grande fã de hóckey?
Claro que sou!

Les Canadiens?
Oui, les Canadiens, óbvio. O Chuck é um fã de hóckey no geral, ele assiste a qualquer jogo de qualquer time, ele adora assistir hóckey. E isso foi do nada, quero dizer, a música é dos anos sessenta, certo?

Sim, é bem antiga, e o engraçado é que nós estamos aqui na CBC, onde tudo começou?
É isso aí. Nós não mudamos muito da música, nós apenas tocamos com o estilo do Simple Plan, óbvio, porque nós somos quem nós somos, foi legal.

Vocês colocaram bastante o som do baixo, o que é bem natural.
Sim.

O que você está achando do les Canadiens até agora?
Bom, o time está todo renovado, certo? Então eles tem que se acertar antes de criarmos uma expectativa sobre eles. Mas nós temos bons jogadores e goleiros, então só resta eles se acertarem como time para termos um bom campeonato.

Exatamente. Eu fui ao jogo contra Detroit semana passada.
Legal!

Falando de Montreal, uma faixa de seu EP, La Nouvelle Vie, possui versos em francês.
Correto.

Isso era algo que você já queria fazer? Talvez um álbum inteiro em francês, ou apenas incorporar com a música?
Acho que incorporar será bom. Na banda, nós não somos contra, mas nunca fizemos uma música em francês e, por alguma razão, não achamos que músicas de rock como essas soariam bem em francês. Algumas pessoas conseguem fazer isso de uma maneira ótima, mas não achamos que daria certo para nossa banda.

E para você?
Bom, é isso que eu estou dizendo. Com a vibe folk e tudo mais, eu achei que ficaria bom em francês. Então eu testei e deu certo, e eu escrevi outra música em francês depois dessa, inteira em francês, e está bem legal. Isso é algo que com certeza vou continuar fazendo.

Como está sendo a recepção por estar de volta em casa? Você fará a maioria de seus shows aqui?
Bom, eu vou fazer algumas apresentações semana que vem, mas está sendo ótimo. Você sabe, as primeiras pessoas que vão ouvir as músicas desse meu projeto são os fãs do Simple Plan. Eles estão me apoiando bastante por estar concedendo várias entrevistas para a TV e para as rádios. Eu descobri que há várias pessoas mais experientes que estão gostando do EP, então não vai machucar. Está sendo muito bom.

Você tem planos para lançar um álbm inteiro um dia?
Creio que não. Acho que com o EP tudo vai mais rápido, para compor e gravar, então acho que estarei lançando mais EP's com mais freqüencia. E fica fácil compor em turnê se você tiver seis ou sete músicas na cabeça. Mas de qualquer forma, atualmente com os singles, os downloads e tudo mais, as pessoas ouvem uma, duas, talvez três músicas de cada disco. Então por que desperdiçar nove música, se eu posso desperdiçar... Três. Não é bem um desperdício, mas longo o suficiente para entrar no clima, e nem tão longo que você se perde nas músicas.

Agora falando sobre downloads, sobre a comunidade online. Você disponibiliza todas suas músicas em vídeos na internet, ou melhor dizendo, nos Vlogs, e como eu já disse, você mesmo administra seu Twitter, tem um programa na rádio chamado Man of the Hour, o MySpace, tudo. Como isso tem sido importante para você em particular?
Eu acho que é extremamente importante. É sem dúvida o melhor modo de se manter em contato com seus fãs nos dias de hoje. Isso nós fazemos com a banda e eu, particularmente, estou sempre fazendo isso, tentando conhecer mais os fãs e ficar próximo a eles, antes e depois dos shows, nós sempre fizemos isso. E parece que quando você está no Twitter, no MySpace, você lê e responde os comentários de vez em quando, parece que quando os fãs encontram você pessoalmente, eles conseguem conversar normal ao invés de ficar um momento constrangedor de "Ai, é ele", sabe? Fica mais "Oi, Seb, como você está? Como foi aquilo que você fez ontem, eu vi na internet". Então dá para ter uma conversa normal.

Com a expansão do Twitter, é legal juntar tudo agora.
O Twitter é legal, muito divertido.

Fale sobre os planos para 2010, seus e da banda.
Bom, a maioria deles dos planos em 2010 serão relacionados ao Simple Plan; vamos entrar em estúdio, gravar esse álbum e lançar. Em seguida vamos entrar em turnê para divulgá-lo pelo mundo, fazer shows em todos os cantos... É assim que o ano que vem será.

Vocês já sabem onde serão as gravações ou já escolheram o produtor?
Não, ainda não, nós estamos para decidir isso. Nós achamos que já temos músicas o suficiente, ou teremos nas próximas semanas. Então vamos pensar"Quem é o melhor para fazer esse CD?" e vamos começar a falar de produtores e tudo mais.

Demais. Já disse tudo o que tinha para falar, Seb.
Certo!

Obrigado e é bom saber que vocês estão bem.
Demais, obrigado você.

Créditos: SPBrazil.

- Por Paty.

Nenhum comentário: