quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nova entrevista com o Seb

O site da CONFRONT Magazine postou uma entrevista que fez com nosso queridoSebastien,uma semana antes da gravação de seu primeiro vídeo clipe, em Toronto.Onde ele fala de suas influências, quais os objetivos que pretende alcançar com esse EP, a importância de lançar CD's na indústria musical atualmente, além de responder perguntas feitas por fãs. Leia a tradução completa logo abaixo:

Recentemente, eu tive a oportunidade de conversar com Sebastien Lefebvre, da banda internacionalmente conhecida, Simple Plan. Dessa vez o assunto não era os 7,5 milhões de álbuns que ele vendeu com sua banda ou as imensas platéias que eu presenciei durante todo o verão; foi apenas ele e seu violão.
Para Sebastien, pegar o violão e compor uma música não foi algo novo; ele faz isso desde os 13 anos. Mas estar sozinho por trás de um projeto foi algo diferente para ele. Vamos falar a verdade; ele pegou todo mundo de surpresa. Eu aposto que ele não está desapontado com o resultado de seu trabalho brilhante. Em seu EP, ele se mantém sensível e sincero, o que torna as músicas agradáveis. Quando o encontrei na loja do Steve em Old Port, estava com um músico realmente apaixonado pelo que faz, que provou novamente que o número de cópias vendidas não faz diferença. O cara estava animado com sua música e isso estava claro. Com o álbum You Are Here / Vous Êtes Ici, Sebastien apresenta ao mundo sua versalidade e seu talento nato.

Como foi o processo de gravação?
Foi divertido. Foi bem fácil, pois eu mesmo fiz tudo. Eu que toquei todos os instrumentos. Fiz todos os arranjos, então foi bem diferente trabalhar sozinho do que com um produtor e mais quatro caras. Sou um nerd nesse sentido. Sou o tipo de pessoa que gosta de sentar no estúdio e tentar novos arranjos, diferentes harmonias, trabalhar em coisas diferentes mesmo. Eu gostei de trabalhar sozinho em um projeto como esse.
Então você não trabalhou com mais ninguém.
Eu trabalhei comigo. Foi isso. Eu fiz tudo; toquei baixo, piano, programei, cantei, toquei violão, tudo.
Qual programa você usa? Pro... Qual é o nome?
Protools! Eu gravei tudo pelo ProTools. É um programa que eu conheço bem. É bem rápido quando você está trabalhando em um computador.
Há alguém que você considere uma inspiração? Como Jason Bajada, Jason Mraz ou Jack Jonhson?
Sim, o Jack Jonhson, com certeza. Óbvio. Adoro a energia que ele tem. Ele é bem descontraído. É o tipo de música no estilo "um cara e um violão". Foi mais ou menos o que eu fiz. Sou um grande fã do Damien Rice também.
Eu não o conheço.
Ha! Você devia conhecer..! Ele é um cantor fantástico. Irlandês! Ele é bem sombrio em sua música e nas letras. Ele sempre planeja fazer algo original e especial, mesmo sendo apenas um cara tocando violão. Vi ele tocar ao vivo algumas vezes e em todas elas me impressionei. Com certeza ele é uma grande inspiração para mim.
Ele veio para Montreal ou você foi ao show dele enquanto estava em turnê?
Em Montreal uma vez no Latulipe. Ele veio sozinho. Com o violão. E outra vez no Café Olympia, mas ele estava com a banda inteira...
Por que você quis fazer suas próprias músicas?
Por que eu quis fazer minhas próprias músicas? Bom...
(risos).
É o que todos querem saber...
Claro! Eu não vou deixar o Simple Plan de modo album.
Todo mundo ficou muito preocupado...
Não briguei com ninguém nem nada. É só porque eu escrevo muitas músicas. Escrevo muitas músicas e algumas delas não se encaixam com o som do Simple Plan. Todas as músicas são compostas de forma acústica. Esse é o básico para começar a compor. Algumas tornam-se músicas pop-rock. São essas que gravamos e mostramos para todo mundo. Nós falamos sobre elas, assim como conversamos antes de cada álbum. Algumas músicas eram completamente diferentes e eu pensei
"por que desperdiçá-las?". Então decidi falar com o resto da banda. Eu falei mais ou mesmo assim "Eu tenho todas essas músicas e acho que quero divulgá-las". Todo mundo respondeu "Vai fundo, você devia tentar. Vai ser legal!" Dai eu disse "tudo bem". E aqui estamos.
Mas normalmente você compõe para os CDs' do Simple Plan?
Eu só escrevo. Quando estou inspirado, eu escrevo. Às vezes acaba tornando-se músicas do Simple Plan, o que é bom, outras vezes são músicas dançantes que eu nunca vou usar. Mas são essas as músicas que eu escrevo em cada momento. Atualmente, eu escrevi algumas no estilo mais acústico.
E os outros projetos com Patrick Langlois (Musique Plus e webmaster do Simple Plan)? O Man Of The Hour e o Podcrash...?
O Pat está super ocupado!
(risos)
Devido ao VJ Recherché?
É, acho que sim! Devido à seu trabalho no MusiquePlus. O Man Of The Hour está meio parado, assim como o Podcrash em francês.
Isso já acontece com frequência, a prósito (risos)!
Isso acontece com frequência (risos). Claro que não é tão simples como era antes. Antes, nós estávamos sempre viajando juntos. Então era fácil tirar meia hora da nossa semana para gravar um programa. Agora está sendo mais difícil, já que nossos horários não batem. Provavelmente, daqui algum tempo, ele vai começar a fazer o PodCrash por conta própria e eu vou continuar com o podcast do Man Of The Hour sozinho. Não vai ser tão divertido assim...
Vocês são divertidos juntos!
Eu sei! Talvez essa seja a última temporada...
Vocês sempre falam isso (risos)!
Eu sei que sempre falamos isso! Eu sei! (risos).
De onde veio a ideia de fazer o Podcrash? Foi de alguém do Musique Plus?
Foi do Patrick! Com todas essas bandas, poderia ser legal fazer um em francês também. Pois, é claro, ele agora trabalha em francês no Musique Plus. Ele queria fazer algo mais. Não sei a razão, mas fui junto. É sempre legal descobrir novas bandas do Canadá e há muitas boas.
Por que você colocou umas partes em francês no seu EP, em La Nouvelle Vie?
Para tentar algo novo. Esse foi todo o conceito desse álbum; um estilo de música diferente. Algo que eu nunca havia feito antes. Nós nunca haviamos cantado em francês antes. Eu tentei. Eu pensei muito, pois você pode parecer muito bobinho cantando em francês ou parecer muito esnobe cantando o francês da França. Eu tentei trabalhar isso e descobri o que dá certo para minha voz, no final das contas. Estou muito feliz com o resultado. Com certeza terá mais músicas em francês nesse trabalho.
Por que do título You Are Here / Vous Êtes Ici?
Veio de um mapa de incêndio do me prédio!
(Risos)
Porque mostra a você que rumo seguir! (Risos) É algo que, por alguma coisa, eu sempre quis colocar numa camiseta. Eu sempre quis uma camiseta escrita"Você está aqui". Mesmo porque, você está na camiseta.
É inteligente issso!
Faz sentido! Então eu tive a ideia do álbum e achei que seria uma boa. Múltipos sentidos para a mesma frase. Creio que você pode interpretar de vários modos. Você pode fazer a sua regra.

Poderíamos, então, dizer que está relacionado ao fato em que pelo menos em uma de suas músicas você está falando sobre sumir por um tempo, com uma pessoa? Podemos relacionar a isso?
Sim! Acho que sim. Pode significar muitas coisas. Pode ser sobre um lugar, pode ser onde você está na sua vida. Pode ser o que você quiser.
Você está tentando algo novo, então você está aqui.
Exatamente. Estou sentado num sofá na frente de um papel de parede rosa? Talvez. Você sabe, essa é a capa do álbum. Papel de parede rosa!
Se você pudesse começar tudo de novo, seria algo que você gostaria de fazer, em francês?
Sim, é bem estranho, porque eu cresci ouvindo músicas em inglês, assim como os outros caras da banda. Para nós, cantar em inglês é bem natural, apesar de nossa língua materna ser o francês. Muitas pessoas conseguem fazer isso, e o fazem bem. Não acho que o nosso rock, da banda, daria certo em francês. Mas não sou contra.
Suas músicas em francês durante o show são ótimas (risos)!
São divertidas (risos)! São mais por brincadeira. É engraçado porque quando cantamos em francês, não levamos a sério quando estamos na banda. Não somos contra. Vai acabar acontecendo.
Você deve estar cansado de ouvir isso já...
São, não! Para falar a verdade, a cada vez que respondemos às mesmas perguntas, creio que é mais um passo para fazer isso. Fiz isso porque acho que a vibe acústica, em francês, não soa tão estranho como em uma música de rock, tocando num estádio ou algo assim.
Agora eu tenho algumas perguntas do Invasion Crew!
Yeah! Invasion Crew!!!
A Julia da Alemanha quer saber se esse é seu primeiro passo na carreira solo. O que você quer atingir?
Oh, o que está por vir. Creio que a ideia de ter meio álbum, apenas sete faixas, me proporcionará lançar mais algumas, com mais frequência. Porque, obviamente, não demora para ser gravado ou escrito. Com certeza haverá outros EP's. Não acho que fará um sucesso muito grande, a não ser que o Simple Plan demore mais para lançar seu disco. Eu amo escrever e amo gravar, então é isso que está por vir: mais composição, mais gravações.
Mas você está planejando fazer apenas EP's.
Sim, acho que sim.
Nada de um álbum completo?
Não acho que álbuns inteiros são relevantes com o rumo que a indústria musical está tomando, pelo menos não para as novas bandas. Ainda mais sendo um projeto paralelo. Se os fãs gostarem dos EP's, eles poderão escutar novas músicas em um menor intervalo de tempo, ao invés de esperar dois anos por um CD completo. Mesmo porque, eles vão escutar durante uma semana ou duas, depois vão colocar na prateleira e esperar mais dois anos.
Para a Lights, por exemplo, isso deu certo.
Sim, deu certo, mas dai ela gravou um disco com metade das músicas já conhecidas e vai demorar um pouco para escutarmos novas músicas dela, se você já conhecia o EP. Então os EP's são a solução. É isso o que faço, essa é minha praia.
Agora, a Tati do Brasil (SPBrazil) gostaria de saber se você pretende tocar suas músicas ao vivo.
Eu não tenho planos. Quando estamos em turnê com o Simple Plan, ficamos extremamente ocupados e quando voltamos para descansar por ma semana, a última coisa que queremos fazer é provavelmente sair para fazer shows. Normalmente quando eu volto de uma turnê, estou doente. Ou seja, não posso cantar. Entretanto, não sou contra isso. Se houver uma oportunidade, eu farei alguns shows ao redor de Montreal. Isso não é minha prioridade. O objetivo aqui foi escrever e gravar para lançá-las. Nunca foi sair em turnê para provar alguma coisa. Não acho que eu precise disso.
De qualquer forma, já está no mundo todo!
Sim!
Dennis de Nova Jersey quer saber se você está pensando em gravar um clipe de uma de suas músicas.
Sim! Na verdade, vamos fazer isso semana que vem! O Chuck (Simple Plan) vai ser o diretor e nós vamos gravar o clipe para I Fall For You, que é o single.
Aqui?
Acho que será em Toronto. Acredite ou não, é mais barato gravar lá.
Mais barato que em Montreal?
Sim! Já que nós todos tentamos economizar dinheiro, barato é bom! Terá mais Mlogs na internet.
Que legal!
Muito legal (risos)!
Você, conversando com você mesmo (risos)!
Sim! Eu sei, é sempre bom. Têm vários Mlogs e tenho certeza que vou acabar fazendo de todas as músicas. Assim, quando o novo álbum for lançado, haverá novas músicas que não estão nesse álbum, então... Sei lá, vou me divertir!
Você gostaria de nos dizer alguma coisa do clipe? Há algo em especial que você queira fazer?
Bom, eu vou atuar. Terá várias partes em câmera lenta. Vamos gravar em um único dia. E...Não, eu não gostaria de dizer nada sobre o clipe...
Por que não?
Você terá que esperar para ver! O clipe gira em torno de um único conceito, então se eu te disser alguma coisa, vou estar contanto tudo.
Foi ideia sua ou do Chuck?
Do Chuck, na verdade. Ele teve uma ideia muito boa, então nós aperfeiçoamos um pouco e trabalhamos nisso, e agora é uma ideia demais.
Os caras do Simple Plan estão te ajudando nisso?
Sim! É legal. Eu chamei ele porque queria que ele me deixasse em paz e concordasse comigo... Não! Brincadeira (risos). Eu o chamei porque ele esteve envolvido em todos os clipes do Simple Plan e acho que ele se supera a cada vez. Será a estréia dele como diretor. Com sorte, outras bandas vão convidá-lo para dirigir seus clipes.
Ótimo!
Espero que dê certo para ele!
Última pergunta: Por que I Fall For You tornou-se o primeiro single?
Acho que representa bem todo o restante do álbum. É uma música muito pessoal. Muito introspectiva. É bem calma, acústica, com uns efeitos. Mostra bem o que eu quis fazer, como o disco todo, com o estilo de música, com os arranjos e tudo mais. Então eu acho que é a melhor música para ser o primeiro single.
Muito obrigada pelo seu tempo!
Obrigado você!

Tradução: simpleplanbrazil.com

- Por Paty.

Nenhum comentário: